cidadania

Associações de vítimas da Kiss realizam campanhas solidárias

Foto: Lucas Amorelli (Diário)

A madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 acordou familiares e amigos das 242 vítimas da tragédia da boate Kiss para uma dor sem precedentes. Porém, em uma tentativa de transformar o desespero da perda em esperança e solidariedade, muitos daqueles que perderam seus queridos no incêndio da casa noturna se uniram para criar, em Santa Maria, associações com o objetivo de promover campanhas para ajudar a quem precisa. 

- A dor de perder as pessoas que amamos não vai passar nunca, mas, para aliviar nossos corações, queremos fazer o bem. Criar esses grupos também foi uma maneira que encontramos para nos envolvermos em alguma coisa que nos trouxesse um novo sentido para viver - diz o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sérgio da Silva.  

AVTSM
Em uma assembleia ocorrida menos de um mês depois do incêndio, em fevereiro de 2013, familiares das vítimas tiveram a ideia de criar uma associação que integrasse e fortalecesse aqueles que perderam seus parentes e amigos e aqueles que viveram o desespero de estar na boate Kiss naquela madrugada, mas conseguiram sobreviver. Desde então, além de lutar por justiça e proporcionar momentos de troca e conforto a seus instegrantes, a AVTSM também realiza arrecadações de donativos, em datas como o Dia das Crianças e o Natal. Nas últimas campanhas, os materiais arrecadados foram doados à creche Estação dos Ventos. 
Ainda no início de 2018, a associação quer realizar uma campanha de doação de material escolar, como cadernos, lápis, canetas, apontadores e borrachas, para entregar a crianças pobres da cidade.  

AH...MULEKE! 
A felicidade e a coragem de Vinícius Montardo Rosado, que morreu na tragédia, fizeram com que a irmã dele, Jéssica, 29 anos, e o pai, Ogier, 56, criassem a associação Ah...Muleke!, para homenagear o jovem que deixou muitas lições para familiares e amigos.
- É a maneira que encontramos de manter o espírito de bondade do Vinícius. Nós queremos mostrar para ele que aprendemos algo com ele e que esse legado vai permanecer para sempre - diz Jéssica.

A associação foi lançada em setembro de 2013, na data do aniversário de Vinícius. Ao longo de quase cinco anos, os voluntários promoveram campanhas em benefício da Associação de Pais e Amigos Excepcionais, do Lar Vila das Flores, do Centro de Apoio à Criança com Câncer e da Casa Maria, entre outros.  

- Também participamos de palestras, para fazer com que a mudança aconteça nas pessoas, que busquem seus direitos e sua segurança - explica Jéssica. 
A associação também homenageia Rogério Floriano e Danilo Brauner Jaques, que também morreram no incêndio. 

Lançamento do concurso do memorial e homenagens marcam os 5 anos da tragédia da Kiss

REDE DUDU BEM 
Foi com arrecadações de pedaços de lã para a confecção de enxovais para recém-nascidos que a Rede Dudu Bem foi criada e se fortaleceu, ainda em 2013. A associação é formada por voluntários e familiares de Luiz Eduardo Viegas Flores, outra vítima da tragédia. 
- A rede é uma forma de lembrar dele e fazer a diferença na vida de alguém - comenta a publicitária Aline Strassburger, 33 anos, que auxilia na produção das publicações do grupo nas mídias sociais.
Na primeira ação, apoiadores e voluntários conseguiram produzir mantilhas, calças, blusas, toucas, luvas, sapatos, que foram doados aos bebês da Casa de Saúde.


Divulgação (Rede Dudu Bem)
Cinco anos depois, todas as associações seguem trabalhando para proporcionar alegria aos outros e a eles mesmos. Todas elas precisam de ajuda. Confira como colaborar abaixo:

Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de SM

  • O que é - Reunião de familiares das vítimas e os sobreviventes da tragédia
  • Como ajudar - Com contribuições em dinheiro e material escolar
  • Contato - (55) 99995-8844 ou pelo site 

    Ah...Muleke!

  • O que é - Associação em homenagem a Vinícius Montardo Rosado, Rogério Floriano e Danilo Brauner Jaques, vítimas da tragédia
  • Como ajudar - Contribuições em dinheiro, material escolar e alimentos não perecíveis
  • Contato - Na página Associação Ah Muleke, no Facebook

    Rede Dudu Bem
  • O que é - Associação em homenagem a Luiz Eduardo Viegas Flores, vítimas da tragédia
  • Como ajudar - Contribuições em dinheiro
  • Contato - Pela página Rede Dudu Bem, no Facebook, ou pelos telefones (55) 99925-1098 e 99900-9740

(Colaborou Renata Teixeira)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Água deve voltar até segunda-feira Anterior

Água deve voltar até segunda-feira

Corsan alerta para uso racional de água durante serviços do final de semana Próximo

Corsan alerta para uso racional de água durante serviços do final de semana

Geral